Objetivos do Curso

O Curso Profissional Técnico em Desenvolvimento de Sistemas ofertado pelo UNESC foi estruturado para contemplar as competências gerais da área de informática, com ênfase no desenvolvimento de soluções computacionais para as diversas plataformas existentes na atualidade. Diante da reforma do Ensino Médio e da oferta, a partir de 2022, dos cinco itinerários formativos aos estudantes – sendo o quinto itinerário dedicado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) -, o Brasil pretende triplicar as matrículas nesta modalidade até 2024, como prevê o Plano Nacional de Educação.

A informática está presente em todos os setores da sociedade, seja no comércio, na indústria, na educação e na vida privada das pessoas. A carência de profissionais qualificados neste eixo tecnológico de informação e comunicação é uma realidade presente em nosso cotidiano.

Falta técnico de nível médio em Desenvolvimento de Sistemas para atender ao mercado de trabalho nos vários segmentos de uma economia em expansão como a nossa. Este curso irá beneficiar uma quantidade significativa de alunos trabalhadores que necessitam de formação, qualificação e requalificação profissional, oportunizando a empregabilidade, objetivando contemplar as necessidades desses jovens, oriundos de camadas populares, que têm no curso técnico a oportunidade de qualificação profissional e consequentemente de promoção social. Esta qualificação minimiza os índices estatísticos de mão-de-obra desqualificada no contexto socioeconômico atual. O aumento na demanda por mão de obra qualificada impulsiona a criação de cursos na área de tecnologia.

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso, tanto na região noroeste do Estado quanto no Espírito Santo como um todo, é, promissor, tendo em vista que o egresso do curso estará apto a atender, os misteres da sua ampla gama de aplicações, no campo profissional e em toda a atividade humana.

A procura desse profissional amplia-se a cada dia no campo das atividades de tecnologia, desenvolvimento experimentado pelo Estado, novos mercados que tem surgido no contexto regional e pela oferta crescente de vagas na área da tecnologia da informação.

Inscreva-se
  • Áreas de atuação:

    O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas pode encontrar trabalho em qualquer empresa que use tecnologia em seus processos, mas está mais comumente inserido em empresas de tecnologia, que terceirizem o serviço para outras empresas ou que o criem para seu próprio uso. Também trabalha em startups, agências de marketing e publicidade, entre outros. Outra possibilidade é que o programador atue como autônomo, freelancer, ou prestando consultoria para empresas. Não podemos esquecer da crescente demanda por tecnologia, então o técnico também pode atuar como professor de programação, robótica e afins.

  • Habilidades pessoais recomendadas:

    Bom relacionamento interpessoal para o trabalho em equipe;

    Boa comunicação, ou seja, saber se comunicar com clareza e assertividade;

    Ser proativo;

    Ser resiliente e flexível;

    Organização;

    Capacidade analítica e de resolução de problemas.

    Na lista acima, nos referimos às soft skills, ou seja, as comportamentais. Elas são pertinentes para qualquer área, seja você um publicitário, designer ou mesmo um educador físico que está pensando em migrar para a área de tecnologia. O profissional de programação precisa saber lidar com pessoas, liderar projetos, mediar conflitos, dentre outros desafios.

    Independentemente do tamanho do projeto, o fato é que o programador não trabalha sozinho. Ele precisa trocar informações o tempo todo com seus pares, com superiores e colegas de outras áreas. Saber trabalhar em equipe, colaboração e flexibilidade são habilidades conjuntas importantíssimas para o programador, do júnior ao pleno.

  • Título conferido:

    Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

Conteúdo e Programação

  • DURAÇÃO
    1200 horas (3 semestres)
Inscreva-se